Quem Somos

O Grupo de Fenômenos de Superfície e Interfaces é um grupo na área de Física de Superfície do Departamento de Física Experimental (EXP) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) um dos institutos de pesquisas em física básica e aplicada do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e associado Fritz-Haber Institute (FHI) da Sociedade Max-Planck.

Nossa pesquisa tem como foco principal processos físicos e químicos envolvendo a superfície e interface de nano-estruturas, filmes ultra finos e monocristais. Nosso grupo busca caracterizar química e estruturalmente a superfície de óxidos metálicos para compreensão das propriedades funcionais dessa classe de materiais, tais como reatividade química, propriedades óticas e estrutura cristalina na escala atômica.

Iniciamos nossas atividades no CBPF em Julho de 2013 e desde então contemos com o fomento e suporte de diversas agências nacionais e internacionais.

Em nossos estudos as técnicas mais aplicadas são as de espectroscopia de elétrons e microscopia de ponta de prova. Em resumo, utilizamos SPM para “visualizar” nano-estruturas, aglomerados de átomos ou moléculas, e técnicas de caracterização química de superfícies (XPS, UPS e AES) para obter novos insights sobre a composição química, a segregação de fase e estrutura de superfície desses materiais. Estas ferramentas experimentais são bastante poderosas e estão disponiveis em nosso grupo, em nosso instituto ou através de colaborações.

Por favor, veja aqui nossas linhas de pesquisas mais recentes.

Se você tem interesse em ingressar em nosso grupo, por favor entre em contato!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s